Quer se manter ativo na aposentadoria? Dê o primeiro passo para o empreendedorismo

51,6% dos homens aposentados e 55% das mulheres aposentadas permanecem na ativa

Ter uma vida mansa nem sempre é o que todos querem. Os aposentados quem o digam! Com tempo hábil, disposição física e psicológica, parar de trabalhar não é mais uma opção. Em uma média de idosos com 60 anos ou mais, 51,6% dos homens aposentados e 55% das mulheres aposentadas permanecem na ativa. Segundo dados do IBGE, a longevidade é um ponto relevante – a média é de 75,8 anos de expectativa de vida.

Com isso, os aposentados podem optar por trabalhar em diversas áreas no seu pós-carreira. Uma delas é empreender – sabe-se que 60% das pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio após aposentadoria.

Uma pesquisa feita pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Empreender na Aposentadoria, apontou que o aposentado possui uma bagagem de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, o que possibilita se arriscar assertivamente no mundo dos negócios. 

O comércio segue liderando na escolha dos aposentados, seguido do ramo alimentício e prestações de serviço. Vale pensar em qual deles você tem mais vocação para trabalhar!

Como identificar o seu perfil na hora de empreender?

Especialistas indicam mentorias ou, ainda, o auxílio do coaching, profissional altamente capacitado para apontar qual caminho você deve seguir no ramo dos negócios. A internet também pode ser sua aliada, no que diz respeito à atualização.

Voltar a trabalhar pode ser um ótimo caminho para espantar a depressão e/ou outras doenças psicológicas, além de garantir um bom aumento de renda. Aproveite a maturidade, o tempo disponível e o vigor físico para adquirir uma nova percepção de sua realidade. Lembre-se: Sempre é possível aprender.

Tags: aposentadoria empreendedorismo longevidade previdência

Veja mais